Avaliação Multidisciplinar
No contexto educacional de hoje há um grande número de crianças e jovens que apresentam dificuldades de aprendizagem e que não conseguem acompanhar as atividades de leitura e escrita na escola. Estas dificuldades acabam por se tornar obstáculos ou barreiras durante o período de escolarização, interferindo na captação e na assimilação dos conteúdos propostos. Estes obstáculos podem ou não ser duradouros, ou ainda mais ou menos intensos. Podem levar à reprovação, ao baixo rendimento, ao atraso no aprendizado e até mesmo ao abandono escolar. Para tanto, faz-se necessária uma ajuda especializada.
A avaliação multidisciplinar surge para investigar a origem das dificuldades e orientar familiares, escola e demais profissionais atuantes quanto às possibilidades de trabalho. Dificuldades de aprendizagem podem ter sua origem em aspectos de ordem cognitiva, linguística, genética, neurológica, socioeconômica, cultural, afetiva etc. Considerando-se a gama de possibilidades, apenas com um olhar multidisciplinar pode-se entender e contextualizar os mais diversos quadros apresentados.
Ao oferecer informações detalhadas sobre a natureza das dificuldades, a avaliação multidisciplinar permite aos profissionais determinar qual o tipo mais adequado de intervenção. As crianças e os jovens, por sua vez, recebem maior amparo à aprendizagem, possibilitando-se assim seu desenvolvimento pleno em todas as suas possibilidades.