Fonoaudiologia
FONOAUDIOLOGIA
A fonoaudiologia surgiu da junção entre a medicina e a educação, com o objetivo de discutir problemas na linguagem em escolares. Hoje o campo de atuação do fonoaudiólogo torna-se cada vez mais amplo, e podemos encontrar este profissional em consultórios, hospitais, maternidades, unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, asilos, instituições, creches, berçários, escolas regulares e especiais, ONGs e empresas.
Dentre as tantas possibilidades de trabalho, o estudo da COMUNICAÇÃO e seus distúrbios vem recebendo especial atenção. Para isso, o fonoaudiólogo busca conhecer os processos e aspectos participantes das ações que requerem a comunicação, sejam eles a linguagem oral e a escrita, a articulação dos sons da fala, a voz, a fluência da fala, o sistema miofuncional orofacial (músculos da face), as funções estomatognáticas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) ou ainda a audição periférica e central.
Realizando inicialmente uma avaliação e estabelecendo um diagnóstico, o fonoaudiólogo vai proporcionar a melhora do quadro apresentado por meio de orientação, terapia para habilitação ou reabilitação, monitoramento e aperfeiçoamento dos aspectos acima citados.
LINGUAGEM
O fonoaudiólogo está habilitado a acompanhar o desenvolvimento da criança desde o seu nascimento, avaliando os aspectos relacionados à aquisição e desenvolvimento da linguagem.
Algumas vezes a comunicação pode não acontecer de forma eficiente, como nos casos de atraso na aquisição da LINGUAGEM ORAL. Podemos nos deparar com quadros de demora na emissão das primeiras palavras, nos quais a criança até produz sons, mas estes não são claros ou não são associados a palavras com significados.
Encontramos ainda situações nas quais a criança omite ou troca sons da fala, o que torna a compreensão difícil. Sendo incapaz de expressar-se adequadamente, a interação da criança com as demais pessoas fica prejudicada. Como consequência, a criança pode deixar de buscar a interação, originando assim grandes prejuízos ao seu desenvolvimento.
Somam-se também casos nos quais há necessidades específicas por parte das crianças, como por exemplo nos transtornos do desenvolvimento, situações onde a comunicação é trabalhada em suas mais variadas formas e possibilidades.
Indo além, dominar a LINGUAGEM ESCRITA nos dias de hoje é de grande importância na convivência social. No entanto, muitos apresentam dificuldades em atingir um domínio satisfatório da escrita e da leitura, seja por limitações pessoais ou pelo contexto de ensino. Distúrbios são cada vez mais diagnosticados, e necessitam de um trabalho específico que possibilite à criança as melhores condições para a aprendizagem.
Neste ponto, o trabalho com a MOTRICIDADE OROFACIAL surge para ampliar o olhar do fonoaudiólogo que busca uma melhora nos quadros acima descritos. Por meio do estudo da musculatura da face, são solucionadas alterações relacionadas à sucção, mastigação, deglutição, respiração, posicionamento da língua de modo errado e articulação inadequada dos sons da fala
Desta forma, o FONOAUDIÓLOGO é o profissional capaz de contribuir grandemente para um adequado desenvolvimento, desde a infância até a idade adulta. Seja estimulando, reabilitando ou orientando, este profissional tem muito a acrescentar no que diz respeito às mais variadas formas de comunicação e linguagem.