Psicopedagogia
A Psicopedagogia surgiu da necessidade de compreender o processo educacional de uma maneira interdisciplinar, buscando fundamentos na Pedagogia e na Psicologia. Podem ser muitas as razões que determinam o sucesso ou o fracasso escolar de uma criança, como, fatores fisiológicos, psicológicos, sociais ou pedagógicos.
A Psicopedagogia Clínica busca investigar as possíveis dificuldades no processo educacional – observando os aspectos físicos, sociais, emocionais e cognitivos – e intervir de moto a remover ou minimizar as barreiras que impedem ou dificultam a aprendizagem. O Psicopedagogo realiza entrevistas, avaliações, atividades lúdicas e diferentes instrumentos para identificar estas barreiras. Ele intervém orientando os pais, os professores e ajuda o próprio indivíduo (oi grupo) a conhecer seus mecanismos de aprendizagem, entendendo-o como sujeito ativo e protagonista deste processo. Assim a Psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem humana e suas dificuldades. Auxilia nos diferentes tipos de distúrbios que interferem na aprendizagem, tendo, portanto, um caráter preventivo, terapêutico e de formação.
Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sabre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade. Terapeuticamente a Psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento. E na escola atua orientando professores, realizando diagnósticos, facilitando o processo de aprendizagem, trabalhando as diversas relações humanas que existem nesse espaço.